sábado, 21 de setembro de 2024

E essas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. 1 Coríntios 10: 6

Aprendendo com a história


A história ensina ao homem que ele não aprende nada com a história. Essa constatação dos grandes pensadores deste mundo não precisa nos surpreender.


De fato, aprender com a história não é fácil. Por um lado, a história muitas vezes pode nos ensinar lições diferentes ou até mesmo contraditórias. Por outro lado, os homens sem Deus geralmente não têm força para não repetir os erros do passado.


Até mesmo as pessoas que querem servir a Deus correm o risco de não tirar do passado as lições necessárias para o presente por causa de sua velha natureza, a carne. Um exemplo disso é Isaque: ele repetiu os erros de seu pai Abraão quando foi para os filisteus, fazendo com que sua esposa se passasse por sua irmã (Gênesis 20: 1, 2; 26: 1, 7).


Em contraste com os incrédulos, o cristão é fundamentalmente capacitado pela nova natureza e pelo Espírito de Deus que habita nele para evitar a insensatez em sua própria vida, por exemplo, quando ele olha para a insensatez dos outros como um exemplo de advertência.


Deus quer expressamente que aprendamos com a história. Na medida em que sua palavra nos dá luz sobre isso, podemos reconhecer suas ações na história. E também devemos aprender com os exemplos positivos de homens e mulheres de fé (Hebreus 11: 1 - 40; 13: 7).


Também é importante reconhecer e prestar atenção às lições que o comportamento negativo dos personagens bíblicos nos ensina (por exemplo, Hebreus 4:11; 12:16, 17). Aprender com nossa própria insensatez é doloroso; Deus quer nos poupar dessa experiência se estivermos preparados para aprender com os exemplos da Bíblia.


Leitura diária da Bíblia: 2 Reis 1: 1 - 10; João 15: 18 - 27



Nenhum comentário:

Postar um comentário