quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Preciosa é à vista do SENHOR a morte dos seus santos. Salmo 116: 15

Quantas vezes nos deparamos com esse versículo bíblico! Como uma inscrição em túmulos, bem como em sinos de igrejas e em serviços funerários. Mas esse versículo não é fácil de entender. Achamos que ele expressa o apreço de Deus por seus piedosos. “Santos” aqui significa israelitas que são justificados pela fé e servem ao Senhor no temor de Deus. Mas por que a morte deles é mencionada? Uma olhada no contexto do texto nos ajudará.

O salmista clama a Deus no maior perigo de morte: “Ó SENHOR, livra a minha alma!” Deus ouve esse grito de angústia e livra o salmista. Agora ele louva o Senhor cheio de gratidão e quer levar sua vida diante Dele “na terra dos viventes” (versículos 3-9).


Portanto, o salmista não está falando sobre sua própria morte ou a morte de outra pessoa, mas sobre Deus salvando-o da morte! A morte de seus piedosos é “preciosa” para Deus no sentido de “cara” (semelhante ao Salmo 49: 9 e 72: 14). A ideia básica é: Deus tem Seus santos ou crentes na Terra para servi-Lo aqui e glorificá-Lo aqui. Ele não abandona facilmente essas pessoas piedosas à morte (cf. Isaías 38: 18, 19).


Foi assim que os crentes do Antigo Testamento muitas vezes sentiram como o Senhor os preservou nas mais severas aflições. Mas também temos a certeza de que “até mesmo os cabelos da nossa cabeça estão todos contados”, de modo que nada pode nos acontecer sem a vontade de Deus (Mateus 10: 30).


Mas quando a hora da morte chegar para nós, de acordo com a sábia providência de Deus - seja mais cedo ou mais tarde - então podemos saber que “adormecemos em Jesus”. Não é um poder inimigo que traz a morte para nós, nem uma doença grave, mas o Senhor Jesus nos faz “adormecer” para que estejamos com Ele. Isso é um grande conforto! (1 Tessalonicenses 4:14; Filipenses 1:23).


Leitura diária da Bíblia: 1 Reis 22: 19 - 40; João 15: 1 - 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário