Quando João chama os destinatários de sua carta de “filhinhos”, ele está se referindo a todos os crentes. Pois os pecados de cada filho de Deus são perdoados de uma vez por todas. Eles não são perdoados pelo fato de o crente ter feito algo, mas “por causa do seu Nome”: Jesus Cristo, o justo, é “a propiciação pelos nossos pecados” (v. 2). Mas então João pensa em certos marcos no desenvolvimento da vida cristã. Ele se dirige a pais, jovens e crianças pequenas, dependendo do estágio de desenvolvimento em que se encontram.
Vamos começar com as criancinhas. Elas reconheceram Deus como “o Pai”; esse é o ponto de partida de sua nova vida. Elas entraram em um novo relacionamento e agora estão conhecendo Deus em seu amor e bondade, bem como em sua verdade e graça. Elas conversam com Ele com toda a intimidade e vão até Ele com tudo o que as move. Sua alegria pela descoberta é contagiante.
Os jovens “venceram o maligno”. Isso significa que eles são capazes de reconhecer os ataques sutis de Satanás, que quer falsificar “os ensinamentos de Cristo”, e rejeitá-los resolutamente (2 João 9). Os “jovens” cresceram espiritualmente e são capazes de combater o poder do inimigo.
Os pais, por outro lado, “reconheceram aquele que é desde o princípio”: Cristo. Depois que esses crentes venceram o inimigo, eles progrediram ainda mais. Agora Cristo é tudo para eles. Quando tudo gira em torno dEle, a pessoa cresceu até o “pleno crescimento” (Efésios 4:13). Os pais espirituais estão familiarizados com Cristo, o que lhes permite trilhar o caminho da fé com calma e confiança.
Leitura diária da Bíblia: Jonas 3: 1 - 10; Provérbios 27: 1 - 9
Nenhum comentário:
Postar um comentário