quarta-feira, 19 de março de 2025

Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. 1 Tessalonicenses 4: 13

Preocupação com os outros


Os crentes de Tessalônica eram jovens na fé, tinham um coração ardente por Cristo, de modo que Paulo pode enfatizar muitas coisas em sua primeira carta à igreja de lá. Isso inclui o amor fraternal deles: “Quanto, porém, à caridade fraternal, não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros; porque também já assim o fazeis para com todos os irmãos que estão por toda a Macedônia” (v. 9, 10).


Esse amor fraternal é expresso em nosso versículo do dia, mesmo que apenas nas entrelinhas. Apesar de toda a sua devoção, os tessalonicenses ainda não sabiam o que aconteceria com os crentes que já haviam morrido. Eles aguardavam ansiosamente a vinda do Senhor Jesus e a glória do futuro reino de paz, mas estavam preocupados que seus irmãos e irmãs que haviam adormecido ficassem em desvantagem com relação aos eventos futuros. No entanto, eles queriam muito compartilhar a alegria da vinda de Jesus com aqueles que haviam adormecido! Embora essa preocupação tenha surgido de uma falta de compreensão, ela mostra o amor altruísta deles por seus irmãos e irmãs. Quantas vezes nos contentamos egoisticamente em estar bem. Quão pouco pensamos no bem-estar dos outros.


Paulo não é de forma alguma inferior aos ansiosos tessalonicenses: Ele também está preocupado - e com os tessalonicenses. Ele não quer que eles fiquem tristes, especialmente porque a tristeza deles é desnecessária: os crentes que adormeceram não serão de forma alguma prejudicados, mas serão ressuscitados e arrebatados juntos na vinda do Senhor, de modo que todos os crentes acompanharão o Senhor Jesus juntos em sua aparição em poder e glória.


Leitura diária da Bíblia: Obadias 12-21 - Provérbios 26:1-9

Nenhum comentário:

Postar um comentário