sexta-feira, 28 de março de 2025

O Senhor disse: “O clamor dos filhos de Israel chegou a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem. Êxodo 3: 9

Deus vê a necessidade


O povo de Israel foi escravizado a trabalhos forçados no Egito. Eles têm de cultivar os campos dos egípcios e construir suas casas e cidades. A pressão aumenta cada vez mais, de modo que o povo geme sob o grande fardo. Em seu desespero, começam a clamar - não nos é dito se clamaram a Deus ou não. De qualquer forma, Deus percebe tudo e tem compaixão deles. Ele aparece a Moisés em uma sarça ardente e lhe diz: “Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores”. (v.7)

Uma sarça ardente que não se queima - e no meio dela o anjo do SENHOR. Como Moisés deve ter ficado impressionado com essa visão. Pois o povo de Israel havia sofrido muito no Egito sob o “calor” escaldante da escravidão. No entanto, Deus estava presente para que o povo não “queimasse”.

Deus nem sempre intervém imediatamente quando Seus filhos sofrem. Às vezes, Ele espera até que as dificuldades pareçam insuportáveis. Mas, de qualquer forma, Ele está no meio do “fogo” - mesmo que às vezes não O reconheçamos em meio às dificuldades. Ele “não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. (1Coríntios 10:13).

E algo mais nos dá coragem: Deus vê nossa miséria, ouve nossos gritos e conhece nossa dor - até mesmo a dor que ninguém ao nosso redor percebe. Assim como ajudou os israelitas no Egito, Ele vem em nosso auxílio hoje. Ele nunca nos abandona, pois está sempre “por nós” (Romanos 8:31).

Leitura diária da Bíblia Miquéias 5:1-14: Provérbios 29:1-9

Nenhum comentário:

Postar um comentário