segunda-feira, 10 de março de 2025

Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e feito mais sublime do que os céus. Hebreus 7: 26

O sumo sacerdócio de nosso Senhor é muito melhor do que o sumo sacerdócio levítico de Arão. Em Hebreus, encontramos pelo menos sete razões para isso:

1. O sacerdócio de Cristo é de uma ordem mais elevada, a saber, da ordem de Melquisedeque: ao contrário de Arão, que se tornou sacerdote por causa de um mandamento, Cristo veio "segundo a virtude da vida incorruptível" (v. 16).


2. O sacerdócio de Cristo é “imutável”: Cristo permanece para sempre, enquanto Arão e seus sucessores morreram (v. 24).


3. Cristo é “santo, inocente, imaculado” em contraste com os sacerdotes levíticos, que pecaram e, portanto, tiveram que oferecer sacrifícios para si mesmos primeiro (v. 26, 27).


4. o sacrifício que Cristo ofereceu é um sacrifício perfeito pelo pecado, em contraste com os sacrifícios do Antigo Testamento, “que nunca podem tirar pecados” (cap. 10:11).


5. Cristo é um Sumo Sacerdote que “pode compadecer-se das nossas fraquezas” (cap. 4:15); os sacerdotes da tribo de Levi eram apenas parcialmente capazes de fazer isso.


6. Os sacerdotes levíticos entravam em um santuário feito por mãos; Cristo, por outro lado, entrou "no mesmo céu, para agora comparecer, por nós, perante a face de Deus" (cap. 9: 24).


7. Por causa do sacerdócio de Cristo, os crentes agora têm “ousadia para entrar no santuário” (cap. 10:19-21), o que nunca foi possível no sacerdócio levítico.


Agora que temos um sumo sacerdote tão grande, “cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé” (cap. 10: 22).


Leitura diária da Bíblia: Amós 3: 1 - 15; Provérbios 23: 1 - 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário