domingo, 2 de setembro de 2012

1 Samuel 25:18-31


E há de ser que, usando o Senhor com o meu senhor conforme todo o bem que já tem dito de ti e te tiver estabelecido chefe sobre Israel, então, meu senhor, não te será por tropeço, nem por pesar no coração o sangue que sem causa derramaste, nem tampouco o haver-se salvado meu senhor a si mesmo
(1 Samuel 25:30-31).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE 1 SAMUEL (Leia 1 Samuel 25:18-31)

“Pagam-me o mal pelo bem, o que é desolação para a minha alma”, disse Davi no Salmo 35:12. Era isso o que Nabal estava fazendo. Saul tinha feito isso no capítulo anterior, como ele mesmo reconheceu: “Tu me recompensaste com bem, e eu te paguei com mal” (24:17). Mas desta vez Davi não retribuiu com o bem. Em uma explosão de ira, o capitão ofendido prepara sua espada para a vingança. Ele não mais se parece com o perfeito Modelo, “pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente” (1 Pedro 2:23).
Na casa de Nabal, sabedoria e insensatez habitavam lado a lado. A loucura foi demonstrada pela boca do incrédulo Nabal (cujo nome significa tolo). A sabedoria, por sua vez, é revelada em Abigail, uma mulher “sensata” (v. 3). Com seus presentes, ela vai ao encontro daquele que reconhece como o ungido do Senhor. Ela se curva até o chão, confessa sua indignidade e exalta a glória presente e futura que sua fé discerne no rei escolhido por Deus. Vemos que a incredulidade e a loucura andam de mãos dadas, enquanto a verdadeira sabedoria e a são inseparáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário