sexta-feira, 28 de setembro de 2012

MEDOS


E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma
(Mateus 10:28).

MEDOS

Há dois tipos de medo que os crentes podem experimentar: o medo físico e o que exige coragem intelectual ou moral.
1. Medo físico. Abraão demonstrou medo físico quando, temendo por sua vida, pediu à sua esposa que pecasse mentindo para os egípcios (Gênesis 12:11-13). Seu medo físico o levou a desconsiderar a promessa de Deus de fazer dele “uma grande nação” (Gênesis 12:2), pois tal promessa implicaria que Deus o manteria vivo!
Mas, para nos ensinar a não ter medo, também temos a história de como Deus protegeu Seus servos que se recusaram a pecar. Eles não obedeceram à ordem de Nabucodonosor para adorar a imagem que tinha feito, mesmo sabendo que a punição para tal ato era ser queimado vivo (Daniel 3:12-15).
Diante de situações semelhantes é um grande desafio não ter medo!
2. Medo que exige coragem intelectual ou moral. Os judeus concordaram que Jesus não era o Cristo, e decidiram que quem cresse nEle seria expulso. Com medo dessa conseqüência, os pais do homem cego que foi curado se recusaram a dizer a verdade, ou seja, que fora o Senhor Jesus quem o curara milagrosamente (João 9:13-23). Da mesma maneira, há períodos em que enfrentaremos discriminação, prejuízos financeiros ou profissionais, e ridicularização, se defendermos a verdade de Deus e permanecermos nela. “Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa” (Mateus 5:10-11).
E qual é a solução contra o medo? Adotar a mesma atitude do salmista: “Em qualquer tempo em que eu temer, confiarei em ti. Em Deus louvarei a sua palavra, em Deus pus a minha confiança; não temerei o que me possa fazer a carne… Em Deus tenho posto a minha confiança; não temerei o que me possa fazer o homem” (Salmo 56:3-4, 11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário