quarta-feira, 12 de setembro de 2012

PROFETAS E SUAS PROFECIAS: Arão


Então disse o Senhor a Moisés: Eis que te tenho posto por deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta. Tu falarás tudo o que eu te mandar; e Arão, teu irmão, falará a Faraó, que deixe ir os filhos de Israel da sua terra
(Êxodo 7:1-2).

PROFETAS E SUAS PROFECIAS: Arão

Essa passagem singular nos mostra a mais importante responsabilidade de um profeta: servir como porta-voz, mais especificamente, servir como porta-voz de Deus.
Deus planejou livrar Israel da escravidão egípcia. O lamento e o choro do povo tinham chegado aos Seus ouvidos. Ele sabia do miserável estado deles. “E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores. Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel” (Êxodo 2:24-25; 3:7-8).
Moisés repetidamente apresentou desculpas, tentando declinar da honra que Deus lhe havia conferido de ir a Faraó e tirar Israel do Egito. Por fim, Deus lhe disse: “Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem… E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer. E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus” (Êxodo 4:14-16).
Como um profeta age como porta-voz de Deus? Simplesmente repassando o que o Senhor lhe dá para falar. Não deve ter suas próprias idéias, nem opiniões acerca das palavras divinas. Deus poderia falar diretamente a Faraó e ao povo por intermédio de Moisés. A recusa de Moisés em fazer o que Deus disse apenas complicou as coisas. Sim, Deus providenciou um companheiro de serviço para Moisés. Mas Arão também provou ser uma grande fonte de problemas mais tarde. Foi dele a idéia e a execução do bezerro de ouro, o que levou Israel à vergonhosa idolatria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário