Um capítulo como Gênesis 34 nos deixaria envergonhados, se nossos sentimentos já não estivessem entorpecidos pelo que vemos e ouvimos diariamente. Mas por que existem passagens tão “vergonhosas” na Palavra de Deus?
Por um lado, a Bíblia é um livro honesto, que nos mostra sem retoques e sem filtros do que os homens são capazes — mesmo os homens e mulheres de Deus. Pois é Deus quem fala ali, revela e não esconde nada. E é justamente isso que comprova a credibilidade da Bíblia.
Por outro lado, esse acontecimento faz parte da vida do patriarca Jacó. Ele repreende seus dois filhos, que se vingaram de Siquém com sangue, inicialmente apenas com palavras fracas. Mas, no final de sua vida, ele volta a mencionar o ato violento deles em sua bênção e os condena em comunhão com Deus (cap. 49: 5 - 7).
Por fim, porém, o que aconteceu com Diná também faz parte dos caminhos de Deus com Jacó. Deus não impede esse momento difícil, mas o usa, pedindo a Jacó, após a vergonha que ele sofreu pela atrocidade cometida contra sua filha e a vingança de seus filhos: “Levanta-te, sobe a Betel e... faze ali um altar” (cap. 35:1). Jacó obedece, desmonta suas tendas e parte para Betel, onde Deus o encontra novamente. E a partir desse momento, o caminho de fé de Jacó se torna mais claro e direcionado — ao contrário de antes, quando seu caminho era uma série de altos e baixos.
Talvez também haja momentos em nossa vida dos quais nos envergonhamos. Mas Deus quer usá-los para começar de novo, para que coisas maravilhosas para Ele surjam em nossas vidas.
Leitura bíblica diária: Isaías 19: 1 - 25; Atos 26: 19 - 32
Nenhum comentário:
Postar um comentário