sábado, 20 de setembro de 2025

Só Lucas está comigo. 2 Timóteo 4: 11

Palavras comoventes que Paulo escreve aqui da prisão. Muitos o abandonaram nessa altura — apenas Lucas ainda está com ele.

Como isso encoraja Paulo!


Conhecemos Lucas como autor do terceiro evangelho e dos Atos dos Apóstolos.


Ele é o único evangelista que — com muita compaixão e sensibilidade pelo sofrimento — conta a parábola do filho pródigo e a do bom samaritano. Ele relata que mulheres — que na época tinham pouco valor entre judeus e romanos — serviam ao Senhor com seus bens e encontra palavras de honra para Dorcas, Lídia, Febe e Priscila. Ele descreve com detalhes e conhecimento a viagem de navio e o naufrágio e, como historiador de primeira classe, esboça o início da história da missão cristã.


Também conhecemos Lucas como companheiro de viagem de Paulo, pois ele obviamente se “esconde” nas narrativas em primeira pessoa dos Atos dos Apóstolos. Ele se junta a Paulo na segunda viagem missionária em Trôade, viaja com ele até Filipos e fica lá. Quando Paulo volta lá anos mais tarde, Lucas desarma suas tendas e viaja com ele para Jerusalém, onde Paulo é preso e passa dois anos na prisão em Cesaréia. Quando Paulo é levado para Roma, Lucas está novamente com ele. Ele está com ele tanto na primeira prisão (as cartas aos Colossenses e a Filemon atestam isso) quanto na segunda (ver versículo do dia). Sim, Lucas permaneceu ao lado do apóstolo até o fim.


Que instrumento adequado Lucas era! Ele encorajou Paulo e fortaleceu muitos crentes com seus relatos sobre a vida do Senhor Jesus. Ele serviu com o que o Senhor lhe deu, era “útil ao senhor da casa, pronto para toda obra” (cap. 2: 21). Lucas é para nós um exemplo de serviço com humildade e constância.


Leitura bíblica diária: Isaías 15: 1 - 16: 14; Atos 25: 13 - 27

Nenhum comentário:

Postar um comentário