domingo, 12 de maio de 2019

José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus ramos correm sobre o muro.  Gênesis 49: 22


Essas palavras são parte da bênção que Jacó dá a José, culminando em José chamado de "separado de seus irmãos". José foi consagrado a Deus e assim distinguido entre eles (v. 26).

José estava especialmente próximo do coração de seu pai e destacou-se em sua vida, acima de tudo, na face de Deus. Isso levou Deus a colocar as palavras da árvore frutífera na boca de Jacó, porque aqui havia realmente frutos para Ele ver.

O impacto dessa frutificação foi muito além da vida de José - e começa a visão profética, que só podemos entender em vista do Senhor Jesus.

Nele aponta esta árvore frutífera cujos ramos frutíferos correm sobre o muro. Os efeitos de sua vida perfeita e santa transcenderam todos os limites anteriores. Acima de tudo, a salvação não está mais limitada ao povo de Deus, Israel, mas Cristo se tornou o "Salvador do mundo" (João 4: 42).

Embora seu ministério aqui na terra fosse apenas para as "ovelhas perdidas da casa de Israel", mesmo assim se tornou perceptível que a graça "correria sobre o muro". Foi assim que provaram respectivamente, uma mulher fenícia, cuja filha possuída foi libertada, e um capitão romano, cujo servo enfermo foi curado (Mateus 15: 24-28 e 8: 5-13).

Mas desde que a expiação do Gólgota foi realizada e o Senhor Jesus voltou ao céu, a "parede da separação" foi derrubada e os crentes dos gentios e dos judeus estão reconciliados em um só corpo com Deus "através da cruz" (Efésios 2: 14 - 16). Assim, a graça flui para todos os homens, para todos que o aceitam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário