quinta-feira, 2 de maio de 2019

Toda a Escritura é inspirada por Deus.  2 Timóteo 3:16


O princípio "sola scriptura", "Só as Escrituras" foi decisivo para os reformadores no século XVI. Eles distinguem entre a palavra inspirada de Deus e as opiniões e as tradições humanas. A única autoridade legal que os reformadores queriam aceitar em questões de doutrina e fé era a Escritura Sagrada.

Somente na Escritura Sagrada somos capazes de encontrar respostas para as perguntas: Como posso reconhecer a Deus e estar seguro de como ele pensa e que ele quer de mim? Como posso ser salvo? Como podemos viver individualmente e juntos como crentes para a glória de Deus?

Estas ainda são questões de muitas pessoas que estão confusas com as muitas vozes contraditórias - mesmo dentro da cristandade. O princípio "sola scriptura" foi amplamente abandonado, e a autoridade da Bíblia é enfraquecida, e de maneiras diferentes:
  • Dá-se mais ou menos autoridade a doutrinas humanas que à própria Escritura. No entanto, à medida que as comunidades cristãs atribuem autoridade às tradições humanas, elas abandonam o princípio de "sola scriptura" e enfraquecem a autoridade da Bíblia.
  • Experiências pessoais ou supostamente novas revelações recebem um lugar ao lado da Bíblia, como é frequentemente o caso no movimento carismático. Isso também degrada severamente a autoridade da Bíblia.
  • Se ataca a Bíblia diretamente e nega toda ou parte de sua origem divina.

Portanto, vamos nos ater ao princípio "Somente as Escrituras!" Só a Bíblia vale: ela é "inspirada por Deus" e, portanto, em tudo que ela nos diz ser verdade, a fonte completamente confiável de informação e tomada de decisões - para a fé, o ensino e a vida do cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário