A quantas pessoas Deus disse este encorajador “Eu sou contigo”! Nos relatos da Bíblia, Isaque foi o primeiro a ouvir e Paulo foi o último (Atos 18: 9, 10).
Deus só deu esta promessa quando uma pessoa se destacou por grande fidelidade? Não se pode dizer isso, porque Jacó, que traiu seu irmão e seu pai, também ouviu essa palavra enquanto fugia para a Mesopotâmia (Gênesis 28: 15). Deus também usa esse encorajamento para nos levar de volta à comunhão com Ele.
Via de regra, Deus nos dá esse encorajamento em circunstâncias difíceis, como aconteceu com Jacó e também com Jeremias, a quem Deus diz esta palavra três vezes (Jeremias 1: 8, 19; 15: 20).
Às vezes, Deus apresenta essa promessa com as palavras “não temas”. Isaque experimentou a inimizade dos filisteus, Jeremias, dos israelitas, e Paulo, dos líderes judeus. Como essa promessa de Deus lhes deu coragem!
Antes de o Senhor Jesus ir ao Pai, Ele prometeu aos seus discípulos: “Eis que estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos.” Esta promessa também se aplica a nós (Mateus 28: 20).
Quando somos atacados, podemos nos lembrar do que Paulo escreveu: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” Que confiança na fé reside nessas palavras! E a pergunta: “Quem nos separará do amor de Cristo?” É fácil de responder: Nada e ninguém! (Romanos 8: 31, 35 - 39).
Quer tenhamos uma doença grave ou uma operação seja iminente, quer estejamos fazendo uma prova de classe, um exame ou começando um novo emprego, podemos manter essa promessa de Deus em nossa mente.
Um dia diremos: "Senhor, tu tens estado comigo por toda parte por onde andei" (cf. 1 Crônicas 17: 8).