sábado, 19 de setembro de 2020

Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar. 1 Reis 19: 16

Quando Elias “fala a Deus contra Israel”, Deus ordena a ungir Eliseu como profeta em seu lugar (Romanos 11: 2).

Grave é a palavra que Deus está dizendo aqui. Elias falou bem de si mesmo: “Eu tenho sido em extremo zeloso ...; e eu fiquei só”, mas mal sobre o povo de Deus: “os filhos de Israel deixaram ... derribaram ... e mataram.” Elias viu o mal, mas não viu o bem e a graça de Deus. Portanto, Deus tem que repreendê-lo (1 Reis 19: 10, 14).

Essa palavra é graciosa porque Deus não diz nada sobre quando Elias deveria entregar seu ministério a Eliseu. Elias se aproxima e joga sua capa de profeta sobre Eliseu, e ele se levanta para servi-lo. E anos depois, quando Deus tomou Elias, os discípulos dos profetas reconheceram: “O espírito de Elias repousa sobre Eliseu!” (1 Reis 19: 19 - 21; 2 Reis 2: 15).

A palavra é consolante. Elias diz: “Só eu”, mas Deus mostra a ele que sobraram 7.000 que se recusam à idolatria. Entre eles estão Eliseu, filho de Safate, um profeta desconhecido e Micaías, filho de Inlá. Elias fica sabendo que existem outros em Israel que servem e seguem a Deus (1 Reis 19: 18; Cap. 20: 13; 22: 8).

A palavra é encorajadora porque Deus está dizendo praticamente a Elias: Você desistiu do povo - mas eu não. Você sai, mas a obra continua. Teu trabalho não foi em vão.

No dia em que Elias subiu ao céu num redemoinho, Elias e Eliseu vão "ambos" juntos, "ambos pararam junto ao Jordão", "passaram ambos em seco" (2 Reis 2: 6 - 8). Eles aprenderam juntos: o mais velho como trabalhar juntos, o mais jovem o serviço. Isso definitivamente ainda é possível hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário