segunda-feira, 14 de setembro de 2020

O teu povo, tu o conduziste, como rebanho, pelas mãos de Moisés e de Arão. Salmo 77: 20

Quando o salmista Asafe conta como Deus guiou o povo de Israel, ele gosta de usar a imagem evocativa do pastor e do rebanho. Seja sobre o êxodo da escravidão na terra do Egito ou o caminho através do deserto para a terra prometida, Deus “guiou pelo deserto, como a um rebanho” e “os guiou com segurança”. Ele mesmo é o “Pastor de Israel”. Este grande pastor foi servido por Moisés e Arão, e eles guiaram o povo de acordo com suas instruções (Salmo 78: 52, 53; 80: 2).

Vemos evidências nas funções específicas desses dois homens de como o Senhor Jesus lidera Seu povo celestial hoje. Tanto em Moisés quanto em Aarão, encontramos uma vara como um sinal de seu serviço especial:

A vara de Moisés indica o poder libertador e preservador com o qual Deus lidera seu povo (Êxodo 7: 19, 20; 17: 5).

Deus fez a vara de Arão brotar, florescer e dar frutos em uma única noite. Esta vara representa o sacerdócio e a graça de Deus mantendo a comunhão entre Ele e Seu povo (Números 17: 2, 3).

Asafe relembra com gratidão como Deus guiou seu povo com poder e graça. Esta retrospectiva o incentiva a olhar para o Pastor de Israel, mesmo na turbulência de seu próprio tempo, e a apelar para o seu poder e graça (por exemplo, no Salmo 79).

Como isso nos estimula a buscar continuamente a orientação do Senhor Jesus e sua poderosa e graciosa ajuda! O resultado será um louvor eterno ao nosso Salvador e Pastor:

“Assim, nós, teu povo e ovelhas de teu pasto, te louvaremos eternamente; de geração em geração cantaremos os teus louvores.“ Salmo 79: 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário