E eis que lhe veio a palavra do SENHOR e lhe disse: Que fazes aqui, Elias? 1 Reis 19: 9
No Monte Carmelo, Deus se deu a conhecer de uma forma única ao seu servo Elias: Elias conquistara uma tremenda vitória de fé sobre os profetas dos ídolos - um testemunho impressionante para o povo apóstata! Mas agora a fé de Elias começou a vacilar. Ele fugiu para o deserto em face da ameaça vingativa da rainha ímpia e da inconstância do povo. Ele também teve que experimentar que a hora após a vitória é muitas vezes mais perigosa para a fé do que a luta. Mas Deus foi atrás dele com a pergunta: "Que fazes aqui, Elias? "
Quão diferente foi isso com nosso Senhor! Dele Deus diz através do profeta: "Tu és o meu servo." E este servo perfeito tinha que viver em toda a extensão, o que a palavra expressa: "debalde tenho trabalhado, inútil e vãmente gastei as minhas forças" (Isaías 49: 3, 4) No entanto, nada poderia impedir que o Senhor Jesus cumprisse toda a obra que Deus lhe dera. Embora o Seu povo O rejeitasse, Ele permaneceu em Seu caminho e foi "obediente até a morte e morte de cruz" (Filipenses 2: 8). É por isso que olhar para Ele é tão estimulante para nós.
Mas talvez nós também tivéssemos que ouvir a voz de Deus como Elias: "Que fazes aqui?" Se nós sentimos desapontamento por nossos irmãos, ou se um serviço que nos é permitido, mostrar poucos resultados, então não vamos nos "assentar debaixo de um zimbro" ou fugir para o “deserto" como Elias. Não, antes vamos levar nossa aflição para o Senhor. Então aprenderemos a julgar a situação do ponto de vista dEle e seremos fortalecidos por Ele.
É muito melhor perguntar ao Senhor Jesus: "O que devo fazer, Senhor?", em vez de ouvir sua pergunta:"Que fazes aqui? "