sábado, 20 de abril de 2019

E disse o Senhor, em visão, a Paulo: Não temas, mas fala e não te cales; porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade. Atos 18: 9,10


Deus levou o apóstolo Paulo à Macedônia e depois à Grécia (capítulo 16: 9; 17: 1, 10, 15). Em Atenas, a obra do apóstolo parece ter produzido poucos frutos. Os atenienses intelectuais consideraram Paulo como um "tagarela" e zombaram quando ouviram falar da ressurreição, mas outros creram (cap. 17:18, 32).

Quando Paulo começa a pregar o Evangelho em Corinto, o Senhor o encoraja com as palavras citadas acima. Quão comovente e precioso para o preocupado apóstolo! Ele não precisa ter medo e não deve ficar em silêncio "porque eu sou contigo". E a razão para isso é o encorajamento surpreendente e incomum: "... pois tenho muito povo nesta cidade".

Corinto era uma cidade portuária próspera, conhecida por sua depravação. Sempre que um dos gregos vivia dissoluto naquele tempo, ele era chamado de "coríntio". Mas o Senhor diz a Paulo: "tenho muito povo nesta cidade"!

Quão glorioso que Deus nos escolheu "antes da fundação do mundo!” (Efésios 1: 4). Ele já nos conhecia antes de sermos salvos. No entanto, isso não significa que agora o evangelho não precisa ser proclamado. Porque é de responsabilidade do homem acreditar na mensagem. O Senhor também encarrega Paulo: "Fala e não te cales." O evangelho deve ser proclamado. Empobrecidos pelo pecado, muitos coríntios estavam abertos ao evangelho (1 Coríntios 6: 9-11). Os orgulhosos Atenienses haviam rejeitado Jesus, mas em Corinto o Senhor tinha "um grande povo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário