segunda-feira, 22 de abril de 2019

Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem.  1 Coríntios 15:20


O 15º capítulo da Primeira Carta aos Coríntios trata extensivamente do importante tema da ressurreição corporal. Alguns dos coríntios ensinavam que não havia ressurreição dos mortos (v. 12). Não há indicação de que esses homens negassem a ressurreição do próprio Senhor Jesus ou que negassem a continuação da existência da alma após a morte. Mas eles negaram a ressurreição do corpo - provavelmente sob a influência de alguma filosofia. Mas isso é claramente ensinado em muitas passagens do Novo Testamento (por exemplo, João 5: 28, 29; Romanos 8: 11).

É surpreendente e exemplar para nós que o apóstolo Paulo não comece imediatamente a rebater contra o erro. Em vez disso, ele primeiro apresenta a verdade positiva, em sua conexão com Cristo (v. 1-11).

O apóstolo apresenta aos coríntios, a bela ressurreição do Senhor Jesus como um dos grandes fatos do Evangelho. Antigamente ainda viviam muitas testemunhas oculares, que tiveram encontro com o Ressuscitado. Depois deles, Paulo também viu o Ressuscitado Senhor - como homem glorificado no céu. O testemunho unânime diz: O Senhor Jesus ressuscitou corporalmente do sepulcro.

Se alguns negam a ressurreição dos mortos em geral, então eles também teriam que negar a ressurreição do Senhor, com todas as conseqüências que Paulo apresenta (v. 12-19). Mas Cristo ressuscitou! E isso tem significado para todos os que crêem Nele, pois Cristo é "as primícias dos que dormem". Por eles pertencerem a Cristo, todos os crentes também "serão vivificados em Cristo" (v. 20, 22). Assim como Ele ressuscitou, todos os que partiram ressuscitarão. Que certeza feliz para nós cristãos, que estamos unidos a Cristo na vida, morte e ressurreição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário