sábado, 5 de outubro de 2024

E sucedeu esta primeira derrota, em que Jônatas e o seu pajem de armas feriram até uns vinte homens ... E houve tremor no arraial, no campo e em todo o povo; também a mesma guarnição e os destruidores tremeram, e até a terra se alvoroçou, porquanto era tremor de Deus. Assim, livrou o SENHOR a Israel naquele dia. 1 Samuel 14: 14, 15, 23

Deus amplia a vitória de Jônatas


Jônatas, filho do rei Saul, obteve uma vitória notável com seu escudeiro. Apenas os dois atacaram uma unidade de combate filisteu na passagem perto de Micmás sob condições adversas e mataram 20 soldados inimigos. Por mais notável que seja essa vitória, apenas 20 inimigos foram eliminados no final. O que é isso diante de um enorme exército inimigo composto por 30.000 carros e 6.000 cavaleiros e um exército a pé cujo número é comparado à areia na costa do mar? (cap. 13: 5).


Em comparação com a superioridade do inimigo, a vitória de Jônatas é, portanto, apenas uma pequena vitória, uma gota no oceano. Mas Deus se baseia no ato de fé de Jônatas e dá uma vitória esmagadora sobre os filisteus. A princípio, os filisteus no acampamento ouvem a derrota de seus companheiros e entram em pânico, que também toma conta das tropas que saíram em marcha. Para aumentar o medo dos inimigos, Deus envia um terremoto - pelo menos é assim que podemos entender a frase “houve tremor no arraial”. Por último, mas não menos importante, “um terror de Deus” faz com que os filisteus se matem uns aos outros com a espada em sua confusão (capítulo 14: 20).


Assim como Deus pode multiplicar o pão, Ele também pode “multiplicar” as vitórias! Mesmo hoje, Ele pode realizar uma grande salvação a partir de nossas insignificantes vitórias de fé. Sejamos encorajados a ser fiéis nas pequenas coisas! O Senhor fará o resto.


Leitura diária da Bíblia 2 Reis 8:1-15 - João 19:17-24



sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Ele é a Rocha cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos juízo são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é. Deuteronômio 32: 4

O Deus da verdade


Deus é fiel: Ele leva os Seus chamados em segurança ao seu destino e, no caminho, dá-lhes o que precisam:


* preservação e fortalecimento: “Mas fiel é o Senhor, que vos confortará e guardará do maligno.” 2 Tessalonicenses 3: 3


* Resgate da tentação: “Mas  fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” 1 Coríntios 10:13


* Perdão: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” 1 João 1:9


* Educação: “Bem sei eu, ó SENHOR, que os teus juízos são justos e que em tua fidelidade me afligiste.” Salmo 119:75


* Misericórdias: “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.” Lamentações 3: 22, 23


* Ouvir: “Ó SENHOR, ouve a minha oração! Inclina os ouvidos às minhas súplicas; escuta-me segundo a tua verdade e segundo a tua justiça!” Salmo 143: 1


* Promessa: “Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu. Hebreus 10:23


* Em tudo: “Porque a palavra do SENHOR é reta, e todas as suas obras são fiéis.” Salmo 33:4


Leitura diária da Bíblia: 2 Reis 7: 1 - 20; João 19: 7 - 16



quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados. 2 Coríntios 5: 19

Quando o Senhor Jesus atuou na Terra, Deus em Cristo encarou o mundo exatamente com essa atitude: “reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados. Outras passagens bíblicas explicam essa palavra.

“Deus não enviou seu Filho ao mundo para julgar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.” Cristo atuava com os homens em amor, pegava criancinhas nos braços, percorria a terra, fazia o bem aos homens e curava os que estavam sob a influência do diabo, “porque Deus estava com ele”. A graça de Deus foi até mesmo além de Israel para o mundo, por exemplo, para os samaritanos ou para um centurião romano. Como isso é maravilhoso e atraente! (João 3: 17; 4: 1 - 42; Lucas 7: 1 - 10; Atos 10: 38).


As palavras “reconciliando” e “não imputando” expressam, portanto, uma intenção contínua em relação ao mundo durante todo o tempo em que o Senhor Jesus estava trabalhando na Terra. Muitos afirmam que esse versículo se refere à obra na cruz, por meio da qual o mundo inteiro foi reconciliado. Mas isso não se encaixa no texto, no contexto do capítulo ou no contexto geral da Palavra de Deus.


Isso fica ainda mais claro se considerarmos o versículo 18. Ali encontramos a reconciliação como um fato consumado: “E tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação”. Somente os crentes são informados de que Deus os reconciliou consigo mesmo. Além disso, a eles é “confiado o ministério da reconciliação”, por meio do qual eles continuam o ministério de Jesus, por assim dizer. A maioria dos homens não está reconciliada com Deus, pois eles são chamados a se reconciliarem com Ele para que o terror do Senhor não os atinja (v. 10). “De sorte que somos embaixadores de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio; pedimos em lugar de Cristo: Reconciliem-se com Deus”. 2 Coríntios 5: 20


Leitura diária da Bíblia: 2 Reis 6: 18 - 33; João 19: 1 - 6



quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória. Efésios 3: 20, 21

Não é maravilhoso o fato de termos um Deus no céu que pode fazer muito mais do que podemos imaginar? Gostamos de nos encorajar com promessas semelhantes quando estamos em necessidade. Muitos versículos bíblicos nos incentivam a fazer isso, e é bom que os reivindiquemos para nós mesmos com fé.

No entanto, o contexto do versículo bíblico de hoje nos mostra que se trata de um tópico diferente. O foco não está em nossas necessidades terrenas, mas em nossa vida espiritual, e isso em termos práticos. A oração de Paulo no capítulo 1 é sobre a posição dos crentes: eles devem entender seu lugar em Cristo diante de Deus.


No capítulo 3, versículos 16 a 19, o apóstolo ora pela vida prática do crente: O homem interior precisa ser “fortalecido com poder” pelo Espírito de Deus. Cristo deve ter um lugar permanente “em nossos corações” por meio da fé; e devemos estar “arraigados e fundados em amor”. Todos esses são pré-requisitos para que possamos compreender “com todos os santos” algo da “largura, comprimento, altura e profundidade” do conselho eterno de Deus. Esse conselho já esteve oculto, mas agora foi revelado por meio do ministério de Paulo.


Como é precioso reconhecer a posição que Deus planejou para nós em Seu conselho! Mas é ainda mais precioso quando reconhecemos e desfrutamos do maravilhoso amor de Cristo, que ultrapassa todo conhecimento. A preocupação do apóstolo é que cresçamos na comunhão com Deus, que sejamos cada vez mais “cheios de toda a plenitude de Deus”.


Em vista dessas riquezas, sentimos nossa fraqueza e limitações, até mesmo em nossas orações. Mas se permitirmos que Seu poder atue em nós, Ele fará ainda mais “do que tudo quanto pedimos ou pensamos”.


Leitura diária da Bíblia: 2 Reis 6: 1 - 17; João 18: 33 - 40

terça-feira, 1 de outubro de 2024

Disse, pois, Jônatas ao moço que lhe levava as armas: Vem, passemos à guarnição destes incircuncisos; porventura, operará o SENHOR por nós, porque para com o SENHOR nenhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos. 1 Samuel 14: 6

A linguagem de fé de Jônatas


Na época de Saul, os filisteus eram os arquiinimigos de Israel. Jônatas, o filho mais velho de Saul, não quer ficar de braços cruzados e aceitar a opressão de seus inimigos. Ele pede ao seu escudeiro que lute com ele contra uma unidade filisteia, dizendo: “Venha e vamos atravessar”.


As notáveis palavras de Jônatas mostram que ele adota a perspectiva da fé: Ele tem uma visão clara do mundo, de si mesmo e de Deus!


Quando fala dos filisteus, ele os chama de “incircuncisos”, pois estavam fora da aliança do SENHOR; são pessoas incrédulas que não têm nenhuma conexão com Deus. Davi, amigo de Jônatas, fala da mesma forma sobre o filisteu Golias. Os homens de fé Jônatas e Davi não suportavam mais ver tais pessoas oprimirem o povo de Deus. 1 Samuel 17: 23, 36).


Quando Jônatas fala de si mesmo, ele sabe que ele e seu escudeiro são apenas “poucos” e, por si mesmos, não têm força para lutar. Derrotar uma grande força inimiga em duplas parece impossível em termos humanos. Mas a fé ousada de Jônatas confia em Deus para tudo: “Não há obstáculo para o Senhor”. Ele confia inteiramente no poder de Deus e em sua misericórdia para com o povo oprimido e espera que “o SENHOR trabalhará por nós”.


A fé de Jônatas é recompensada: Deus lhe dá uma vitória extraordinária! A coragem desse homem deve nos encorajar; mesmo hoje, Deus ainda trabalha por nós em nossas batalhas de fé.


Leitura diária da Bíblia: 2 Reis 5: 15 - 27; João 18: 28 - 32