domingo, 20 de outubro de 2024

Salva-te a ti mesmo e desce da cruz. Marcos 15: 30

Quantas profecias do Antigo Testamento foram cumpridas nas primeiras três horas na cruz, quando o Senhor Jesus foi motivo de chacota de todos que O viram ali! Toda a zombaria, o escárnio e o desprezo encontram sua explicação nas palavras: “Por amor de ti tenho suportado afronta; a confusão cobriu o meu rosto. Pois o zelo da tua casa me devorou, e as afrontas dos que te afrontam caíram sobre mim. .. Bem conheces a minha afronta, e a minha vergonha, e a minha confusão; diante de ti estão todos os meus adversários. Afrontas me quebrantaram o coração, e estou fraquíssimo; esperei por alguém que tivesse compaixão, mas não houve nenhum; e por consoladores, mas não os achei” (Salmo 69: 7, 9, 19, 20; cf. Salmo 102: 8; 109: 3).

A primeira menção é feita aos transeuntes que blasfemaram contra o Senhor da glória, balançando a cabeça. Balançar a cabeça era um gesto de desprezo e zombaria. Isso já havia sido previsto sobre o Senhor nos Salmos proféticos: “Todos os que me vêem zombam de mim, estendem os lábios e meneiam a cabeça” (Salmo 22: 7). O cerne da zombaria que atingiu o Senhor de todos os lados é o pensamento de que Ele deveria ser capaz de salvar a si mesmo se fosse realmente o Messias.


Da mesma forma, os principais sacerdotes e escribas zombavam: “Salvou os outros e não pode salvar-se a si mesmo” (versículo 31). Não há dúvida de que o Senhor tinha o poder de fazer isso, mas se Ele tivesse “salvado a Si mesmo”, então não haveria salvação, nem redenção para os perdidos.


Por fim, é mencionado que até mesmo os ladrões que foram crucificados com Ele injuriaram o Senhor antes que um deles caísse em si, se arrependesse e cresse no Senhor. Um exemplo brilhante da graça de Deus! (Lucas 23: 39 - 43).


O Senhor Jesus suportou pacientemente e em silêncio todo o sofrimento da humanidade. Sim, com incomparável amor, Ele até mesmo orou pedindo perdão para Seus atormentadores: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem!” (Lucas 23:34).


Leitura diária da Bíblia: 2 Reis 16: 1 - 20; 1 João 3: 7 - 15



Nenhum comentário:

Postar um comentário