terça-feira, 1 de outubro de 2024

Disse, pois, Jônatas ao moço que lhe levava as armas: Vem, passemos à guarnição destes incircuncisos; porventura, operará o SENHOR por nós, porque para com o SENHOR nenhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos. 1 Samuel 14: 6

A linguagem de fé de Jônatas


Na época de Saul, os filisteus eram os arquiinimigos de Israel. Jônatas, o filho mais velho de Saul, não quer ficar de braços cruzados e aceitar a opressão de seus inimigos. Ele pede ao seu escudeiro que lute com ele contra uma unidade filisteia, dizendo: “Venha e vamos atravessar”.


As notáveis palavras de Jônatas mostram que ele adota a perspectiva da fé: Ele tem uma visão clara do mundo, de si mesmo e de Deus!


Quando fala dos filisteus, ele os chama de “incircuncisos”, pois estavam fora da aliança do SENHOR; são pessoas incrédulas que não têm nenhuma conexão com Deus. Davi, amigo de Jônatas, fala da mesma forma sobre o filisteu Golias. Os homens de fé Jônatas e Davi não suportavam mais ver tais pessoas oprimirem o povo de Deus. 1 Samuel 17: 23, 36).


Quando Jônatas fala de si mesmo, ele sabe que ele e seu escudeiro são apenas “poucos” e, por si mesmos, não têm força para lutar. Derrotar uma grande força inimiga em duplas parece impossível em termos humanos. Mas a fé ousada de Jônatas confia em Deus para tudo: “Não há obstáculo para o Senhor”. Ele confia inteiramente no poder de Deus e em sua misericórdia para com o povo oprimido e espera que “o SENHOR trabalhará por nós”.


A fé de Jônatas é recompensada: Deus lhe dá uma vitória extraordinária! A coragem desse homem deve nos encorajar; mesmo hoje, Deus ainda trabalha por nós em nossas batalhas de fé.


Leitura diária da Bíblia: 2 Reis 5: 15 - 27; João 18: 28 - 32

Nenhum comentário:

Postar um comentário