quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2: 9

Cidade da paz


Recentemente, visitamos a cidade de Osnabrück, que se autodenomina, com muita autoconfiança, a “Cidade da Paz”, porque a guerra de 30 anos foi resolvida aqui em 1648. Os tratados da chamada Paz de Westfália foram assinados no Salão da Paz da prefeitura medieval, que ainda pode ser visitado hoje. A ideia de paz também pode ser vista em toda a paisagem urbana.


O atributo “Cidade da Paz” é corretamente atribuído a outra cidade: Jerusalém. O nome em hebraico significa exatamente isso: cidade da paz.


Jerusalém é o lugar que Deus escolheu para “fazer habitar ali o seu nome” (Deuteronômio 12: 11). Davi conquistou essa cidade dos jebuseus e seu filho Salomão, o rei da paz, construiu ali o primeiro templo sob as ordens de Deus. No entanto, devido à infidelidade do povo de Israel, esse templo foi destruído mais tarde, assim como todos os edifícios subsequentes do templo.


Notavelmente, Jerusalém tem se caracterizado pela violência e pela guerra desde a época de Salomão, especialmente nos últimos séculos, porque o judaísmo, o cristianismo e o islamismo entraram em conflito ali. Nem um traço de paz!


Mas, no futuro, Jerusalém ainda honrará seu nome: Quando o Senhor Jesus vier a esta terra em poder e glória, Ele estabelecerá um reino maravilhoso que durará 1.000 anos. Ele governará esse reino a partir de Jerusalém. Um novo templo será erguido ali, e a profecia do versículo de hoje será cumprida: “Neste lugar darei paz”. A paz não se limitará a Jerusalém, mas a justiça e a paz reinarão em toda a Terra. Que futuro maravilhoso!


Leitura diária da Bíblia: 2 Reis 14: 1 - 16; 1 João 2: 1 - 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário