sábado, 12 de outubro de 2024

Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé. Hebreus 11: 7

Noé não teve medo do dilúvio que Deus havia anunciado, mas viveu sua vida no temor de Deus. Ele conhecia Deus, pois era um dos crentes do Antigo Testamento que foram justificados pela fé (Gênesis 6: 8, 9; cf. Romanos 4). Portanto, Noé levou a sério o “pronunciamento divino”. Ele viu o perigo que se aproximava; ele sabia o quanto era real, porque o próprio Deus o havia anunciado. Mas confiou na promessa de Deus de salvar a ele e sua família por meio da arca. Em vez disso, Noé teve a coragem da fé, porque ao construir a arca, ele condenou o mundo naquela época. Os homens estavam condenados ao julgamento e Noé fez com que eles soubessem disso. Como seus contemporâneos devem ter rido e zombado dele! No entanto, Noé pregou destemidamente a mensagem de Deus a eles por meio do Espírito de Cristo (2 Pedro 2: 5; 1 Pedro 3: 19, 20).

Como Noé serviu e honrou a Deus, porque levou a palavra de Deus a sério e a obedeceu, toda a sua família foi salva. Noé tornou-se um herdeiro - um “herdeiro da justiça”, que está associado ao Reino Milenar, ao “mundo futuro” sobre o qual Cristo reinará em justiça (Hebreus 2:5; cf. Salmo 37: 29; Isaías 11: 1 - 5).

Em questões de fé, sentimentos de medo nunca são uma boa força motivadora. Em vez disso, é importante que tenhamos sempre Deus diante de nossos olhos, conforme Ele se revelou a nós em Cristo. Assim, nós O vemos como luz e como amor. Então nos sentimos seguros com o Pai e prestamos atenção e obedecemos à Sua palavra. Se necessário, Ele nos educará por meios apropriados, mas mesmo isso nunca deve nos causar medo, pois Ele age por amor em nosso benefício (Hebreus 12: 4 - 11).

Leitura diária da Bíblia: 2 Reis 11: 4 - 21; João 21: 7 - 14

Nenhum comentário:

Postar um comentário