Humildade
No versículo de hoje, nosso Senhor Jesus se apresenta como mestre e exemplo. Como seus discípulos, devemos aprender com Ele para mostrar sua mentalidade e seu comportamento, ou seja, mansidão e humildade, em nossa vida como cristãos aqui na Terra.
Ontem, já nos ocupamos com a mansidão e vimos que ela se manifesta quando reagimos com brandura e deixamos as coisas nas mãos de Deus quando somos tratados injustamente ou mesmo atacados.
Hoje, queremos nos perguntar: o que é humildade? Humildade é uma atitude de modéstia: pensamos pouco de nós mesmos e não achamos “ser alguma coisa” (Gálatas 6: 3). Entendemos rapidamente o que significa humildade quando percebemos o que é o oposto, ou seja, arrogância. Quem pensa alto de si mesmo tem Deus contra si (cf. Tiago 4: 6). Além disso, pensamentos e comportamentos arrogantes em relação aos outros costumam ser motivo de discórdia e contenda. A humildade, por outro lado, não se considera tão importante, ela se retira e está disposta a ceder e se submeter.
Assim, poderíamos descrever a humildade como o complemento da mansidão: a mansidão não se ofende, a humildade não ofende.
Tudo isso nos foi exemplificado pelo Senhor Jesus. Lembremo-nos, por exemplo, de que Ele se rebaixou para lavar os pés de seus discípulos (João 13). Ele era humilde “de coração”, ou seja, Ele não apenas agia assim externamente, mas essa humildade caracterizava sua atitude.
De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz (Filipenses 2: 5, 8).
Leitura bíblica diária: Habacuque 2: 1 - 20; Marcos 10: 13 - 22
Nenhum comentário:
Postar um comentário