terça-feira, 16 de dezembro de 2025

E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar o cheiro do seu conhecimento! 2 Coríntios 2: 14

Quando um comandante militar particularmente bem-sucedido retornava da guerra, era costume entre os romanos conceder-lhe um cortejo triunfal como honra. Ricamente adornado, o triunfador entrava em Roma em uma magnífica carruagem, seguido por seus oficiais e pelo exército vitorioso. Animais para sacrifício eram levados e o aroma de incenso se espalhava. Por fim, também faziam parte desse cortejo espólios especiais e prisioneiros. O apóstolo Paulo usa essa imagem para o evangelho. Cristo é o vencedor triunfante, e Deus lhe concedeu esse “desfile triunfal” como honra. O apóstolo e todos os que estão do lado do Senhor Jesus formam o exército que Deus “conduz em desfile triunfal em Cristo”.


O evangelho não é apresentado aqui como uma batalha, mas como uma celebração da vitória. Pois a vitória já foi conquistada na cruz do Gólgota! Lá, o Senhor Jesus derrotou definitivamente o forte, tirou-lhe a armadura e distribuiu o seu espólio (Lucas 11: 22).


Mas, ao contrário dos generais do mundo, que conquistam suas vitórias com o sangue de seus soldados, Cristo lutou sozinho — como outrora Davi contra Golias. Nós não podíamos lutar, afinal, estávamos perdidos, éramos o espólio do inimigo, que primeiro precisava ser “libertado” (Hebreus 2: 14, 15). Não devemos nunca esquecer isso. E, no entanto, agora estamos do lado do vencedor na marcha triunfal e “somos para Deus o aroma de Cristo entre aqueles que estão sendo salvos” (2 Coríntios 2: 15).


Leitura bíblica diária: Zacarias 3: 1 - 10; Marcos 12: 28 - 34



Nenhum comentário:

Postar um comentário