Um remanescente em tempos difíceis
No início do Evangelho de Lucas, são mencionadas algumas pessoas, que apresentam as características desse “remanescente” fiel da época de Malaquias. Já se passaram quatrocentos anos. Os judeus tementes a Deus, sobre os quais Malaquias escreveu, já morreram há muito tempo. Durante esse longo período, Deus não falou mais ao seu povo por meio de profetas. E, no entanto, Lucas pode relatar sobre pessoas que, por causa de sua fidelidade e obediência, encontraram a atenção e a aprovação de Deus.
“Um sacerdote, chamado Zacarias, … e cuja mulher … era Isabel. E eram ambos justos perante Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os mandamentos e preceitos do Senhor” (Lucas 1: 5, 6). — “Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel” (Lucas 2: 25). — Em seguida, é mencionada Ana, “a profetisa, ... e era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia” (Lucas 2: 36, 37). — Além disso, lemos sobre outros “que esperavam a redenção em Jerusalém” (Lucas 2:38). Sem dúvida, Maria e José também faziam parte do remanescente fiel de seus dias.
Esses homens e mulheres tementes a Deus não deveriam ser um exemplo para nós em nossos tempos difíceis? Deus lhes ergueu um memorial em sua Palavra ao longo dos milênios!
Vamos imitar sua fé e determinação!
Leitura diária da Bíblia: Sofonias 1: 1 - 18; Marcos 10: 32 - 45
Nenhum comentário:
Postar um comentário