quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Ao amado Filemom, nosso cooperador, ... e à nossa irmã Áfia ... graça a vós e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo! Filemon 1-3

Onésimo, um escravo fugitivo e provavelmente culpado, converteu-se à fé em Jesus Cristo e retorna ao seu senhor Filemon.

 

Paulo escreve uma carta a esse respeito ao seu amigo e irmão Filemon. Ao mesmo tempo, ele também dirige suas palavras a “Áfia, a irmã”, provavelmente a esposa de Filemon, pois ela também é afetada pelo retorno do escravo. O simples fato de Áfia ser mencionada aqui revela a estima e o respeito que Paulo tem por ela.


Em outras cartas, Paulo também menciona algumas mulheres pelo nome: (1) Evódia e Sínteque, “que trabalharam comigo no evangelho” (Filipenses 4: 2, 3); (2) Febe, “a qual serve na igreja que está em Cencréia”, que “em hospedado a muitos”. (3) Prisca e Áquila (onde ele menciona a mulher primeiro!), que “pela minha vida expuseram a sua cabeça”; (4) “Maria, que trabalhou muito por nós”; (5) “Trifena e a Trifosa, as quais trabalham no Senhor”; e (6) “Pérside, a qual muito trabalhou no Senhor” (Romanos 16:1-34, 6, 12). Essas são verdadeiras honras para as servas no reino de Deus!


Paulo tem em mente a ordem eterna da criação de Deus quando escreve: “As mulheres estejam caladas nas igrejas, porque lhes não é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei” (1 Coríntios 14: 34). Mas ele também sabe que há um grande campo de atuação para as mulheres na obra do Senhor. Diante de Deus, homens e mulheres são iguais e igualmente abençoados e amados — mas têm tarefas diferentes no reino de Deus.


Leitura bíblica diária: Cantares 8: 1 - 14; Marcos 9: 38 - 50

Nenhum comentário:

Postar um comentário