quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Jesus respondeu: Não há doze horas no dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo. Mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz. João 11: 9, 10

“O dia não tem doze horas?” — isso parece expressar uma sabedoria banal da vida. Mas quando o Senhor Jesus fala em seguida da “luz deste mundo”, Ele não se refere à luz do sol. Isso fica claro pelo simples fato de que nenhum ser humano tem luz natural em si mesmo. Como em muitas outras ocasiões, o Senhor também usa aqui fatos naturais para explicar verdades espirituais.

 

A luz do sol que vem de cima durante o dia simboliza a luz e a sabedoria divinas para o caminho na Terra, enquanto a noite indica que alguém não conhece os pensamentos de Deus.


Quando Jesus proferiu essas palavras, Ele estava a caminho da Judéia, onde os judeus pretendiam apedrejá-Lo. No entanto, Ele não se deixou intimidar por essas intenções assassinas — pelo contrário, Ele seguiu o plano divino sem qualquer desvio ou objeção. Se era a vontade do Pai, era dia para Ele, por assim dizer.


Por outro lado, temos a tendência de nos deixarmos guiar exclusivamente pelas coisas visíveis. Rapidamente seguimos um caminho que nos parece atraente. No entanto, se sentimos que haverá dificuldades, tentamos evitá-las. Quando tomamos nossas decisões dessa maneira, é fácil tropeçarmos, porque não temos luz “dentro de nós”. Em termos figurativos, estamos caminhando na escuridão.


Deus não quer nos guiar principalmente por meio das circunstâncias, mas por meio de Sua Palavra e do Seu Espírito. A condição prévia é que leiamos a Bíblia regularmente e estejamos em oração. Então receberemos a sabedoria e o discernimento necessários para agir de acordo com a vontade de Deus. Assim, seguiremos por caminhos retos e honraremos nosso Pai celestial.


Leitura diária da Bíblia: Ageu 1:1-15 - Marcos 11:12-19




Nenhum comentário:

Postar um comentário