História mundial e história da salvação
O nascimento de Jesus ocorreu em uma época em que o mundo civilizado conhecido, incluindo a terra de Israel, estava sob o domínio do imperador romano Augusto.
O profeta Miquéias havia predito que o Messias nasceria em Belém (ver versículo do dia). Mas pouco antes do nascimento de Jesus, Maria e José ainda estavam em Nazaré, a cerca de 150 quilômetros de Belém. Como essa profecia de Miquéias se cumpriria?
Por volta dessa época, o imperador Augusto decretou que todos os habitantes de seu império deveriam se registrar nas listas de impostos de suas cidades natais: “E aconteceu, naqueles dias, que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse”. “E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade” (Lucas 2:1, 3).
Como os antepassados de José eram de Belém, ele partiu com Maria de Nazaré para Belém. Lá nasceu o Messias, como Miquéias havia profetizado.
O imperador Augusto não tinha a menor ideia de que Deus o estava usando como instrumento para realizar seus planos. Ele era o governante mais poderoso de sua época, mas, na verdade, Deus estava no controle de tudo. Deus guia os corações dos reis e imperadores como “ribeiros de águas” e os usa para alcançar seus objetivos muito maiores (Provérbios 21: 1).
Também em sua vida e na minha, Deus tem tudo sob controle e o dirige para o bem, para que seu plano conosco se cumpra (Romanos 8: 28).
Leitura bíblica diária: Zacarias 9: 1 - 17; Marcos 14: 12 - 26
Nenhum comentário:
Postar um comentário