quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança. Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus. Romanos 15: 4, 5

Perseverança e encorajamento

 

A perseverança é um tema importante na Bíblia. Significa literalmente “permanecer” e também pode ser traduzido como “paciência”. 


Refere-se, portanto, a suportar algo com paciência, sem desmoronar, quando somos provados ou sofremos. Quantos homens e mulheres de Deus tiveram que aprender essa lição! Não é diferente conosco. Quando as dificuldades se prolongam em nossa vida, Deus muitas vezes tem objetivos mais elevados: Ele quer nos tornar cristãos maduros e de fé forte, que demonstram as características do Senhor Jesus e aprenderam a esperar totalmente pela Sua ajuda (cf. Romanos 5: 3, 4; Hebreus 2: 10, 11; Tiago 1: 2 - 4).


No entanto, para não nos cansarmos de perseverar ou mesmo desmoronarmos sob o peso dos problemas, precisamos de encorajamento. Essa palavra também pode ser traduzida como “consolo”.


Ainda hoje, o “Pai das misericórdias e Deus de todo o consolo” (2 Coríntios 1: 3) faz com que recebamos encorajamento e consolo no momento certo. Isso acontece, por exemplo, quando lemos a Sua palavra. É disso que fala o nosso versículo do dia. A Bíblia contém muitos relatos sobre pessoas que tiveram de perseverar em situações difíceis. Mas também contém muitos exemplos de encorajamento. Por isso, é tão importante, especialmente nas tempestades da vida, que nos ocupemos com “a perseverança e o encorajamento das Escrituras”. Isso nos impede de desistir ou desesperar nas provações. Em vez disso, nossa fé é fortalecida e o Espírito Santo faz com que permaneçamos cheios de esperança e confiança (cf. Romanos 15: 13).


Leitura bíblica diária: Sofonias 3: 1 - 20; Marcos 11: 1 - 11



Nenhum comentário:

Postar um comentário