Mansidão
Jesus é nosso Senhor. Ao mesmo tempo, ele é nosso grande exemplo para nossa atitude e nosso comportamento como cristãos aqui na Terra. No versículo bíblico de hoje, ele nos apresenta duas de suas características que devemos aprender com ele, a saber, mansidão e humildade.
Podemos ver bem o que significa mansidão no exemplo de Moisés, a quem Deus chama de “mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra” (Números 12: 3). Por que o Espírito Santo menciona a mansidão de Moisés justamente neste ponto? Bem, Moisés foi criticado e atacado por seus irmãos Miriã e Arão, que questionaram sua posição dada por Deus como mediador entre o povo e Deus.
Como Moisés reagiu às acusações? Não lemos que Moisés se justificou, se defendeu ou agiu carnalmente. Ele não se deixou provocar. Lemos apenas: “O SENHOR o ouviu” (Números 12: 2).
No entanto, muitos anos antes, Moisés havia agido de maneira muito diferente! Quando um de seus irmãos hebreus foi espancado por um egípcio, Moisés reagiu violentamente e matou o egípcio na hora (Êxodo 2: 11, 12).
Mas nos quarenta anos seguintes de exílio em Midiã (Atos 7: 30), Moisés aprendeu muito na escola de Deus. Uma das lições de Deus foi, obviamente, tornar-se manso.
Por isso, Moisés não se deixou provocar pelas acusações injustificadas de seus irmãos; ele não começou a se defender, mas deixou que Deus intercedesse por ele. Isso é mansidão! Uma qualidade que podemos aprender com Moisés — mas em perfeição com o homem Jesus Cristo!
(Conclusão amanhã)
Leitura bíblica diária: Habacuque 1: 1 - 17; Marcos 10: 1 - 12
Nenhum comentário:
Postar um comentário