E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra, porque te não deixarei, até que te haja feito o que te tenho dito.
E disse o SENHOR a Jacó: Torna à terra dos teus pais e à tua parentela, e eu serei contigo.
E descerei contigo ao Egito. Gênesis 28:15; 31:3; 46:4
A vida de Jacó pode ser dividida em quatro períodos:
* o tempo com seus pais em Canaã,
* os vinte anos em Padã-Arã com Labão,
* o tempo como patriarca da família na terra prometida
* os últimos dezessete anos no Egito com José.
Entre cada uma dessas etapas, Deus se revelou a Jacó e prometeu-lhe: “Estarei contigo”. Cada vez que uma nova etapa da vida começava, Deus lhe dava ânimo. Como o Deus Todo-Poderoso cuidou amorosamente de Jacó!
“O Deus de Jacó” está igualmente presente para nós hoje, especialmente quando mudanças estão por vir e encaramos um futuro incerto. Como filhos de Deus, podemos ter certeza de que Ele está conosco todos os dias e nunca nos abandonará nem nos deixará desamparados (Mateus 28:20; Hebreus 13:5).
Deus cumpriu Sua promessa: Ele esteve sempre com Jacó. Mas Jacó nem sempre esteve com Deus! Em Peniel, Jacó perguntou a Deus Seu nome. Mas não foi lá, e sim na segunda revelação em Betel, que Deus pôde revelar-lhe Seu nome. Esse foi um ponto de virada na vida de Jacó, que tinha cerca de cem anos; agora ele estava em comunhão com Deus (Gênesis 32:30; 35:11). E a partir de então ele caminhou com Deus; especialmente em seus últimos anos no Egito, ele foi uma bênção para os outros.
Queremos caminhar com o Senhor na próxima etapa — pois para isso não é preciso ter a idade de Jacó.
Leitura bíblica diária: Malaquias 3:13 a 4: 6; Marcos 16: 12 - 20
Nenhum comentário:
Postar um comentário