quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

E foi o SENHOR com Judá, e despovoou as montanhas; porém não expeliu os moradores do vale, porquanto tinham carros de ferro. Juízes 1: 19

Finalmente, o povo de Israel chegou à terra de Canaã. Cada tribo se prepara para tomar posse de sua herança. Judá encontra habitantes no vale, que ele não expulsa, porque eles têm carros de ferro. Por outro lado, com a ajuda de Deus, ele toma posse das montanhas.

 

* Judá tentou expulsar os habitantes da planície e falhou?


* Ou Judá desistiu da luta desde o início porque não tinha coragem de enfrentar um inimigo com carros de ferro?


* A ajuda de Deus foi suficiente apenas para as montanhas e falhou na planície?


Ao dividir a terra, Josué disse a duas outras tribos: “expelirás os cananeus, ainda que tenham carros ferrados, ainda que sejam fortes” (Josué 17:18). Judá também poderia ter sabido e experimentado isso. Judá tinha fé para tomar posse das montanhas. Mas a fé não era grande o suficiente para lutar contra os carros de guerra supostamente superpoderosos, que se destacavam na planície.


A ajuda de Deus foi limitada, por assim dizer, porque lhes faltava fé e obediência. Deus teria gostado de ajudar a tribo de Judá também na planície. Mas, para isso, Judá teria que ter recorrido à ajuda de Deus com fé. Algo semelhante aconteceu mais tarde em Nazaré: “E [Jesus] não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles” (Mateus 13: 58).


As palavras de Davi no Salmo 18: 30 soam muito diferentes: “Porque contigo entrei pelo meio de um esquadrão e com o meu Deus saltei uma muralha.” Davi tinha fé; ele contava com a ajuda de Deus, e Deus o ajudou. Deus se alegrou com essa fé; Ele se declarou a favor dessa confiança em Deus!


Leitura bíblica diária: Cantares 7: 1 - 13; Marcos 9: 30 - 37

Nenhum comentário:

Postar um comentário