domingo, 20 de julho de 2014

1 Reis 22: 41-53

O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor
(Provérbios 16:1)

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE 1 REIS (Leia 1 Reis 22: 41-53)

O reinado de Josafá é recontado em detalhes no segundo livro de Crônicas. Por hora, terminamos com um incidente muito instrutivo. Josafá fez uma frota de navios para buscar ouro em Ofir. Contudo, a mão de Deus o impediu; seus navios afundaram. Será que ele persistiu? Não, pelo contrario, se submeteu. O rei de Israel ofereceu seus marinheiros para ajudá-lo, mas desta vez Josafá disse “não”!

Todos nós já vivemos a experiência de fazer grandes planos que foram por água abaixo de uma só vez por causa de uma situação inesperada. Esse foi o caso de Jó. Ele clamou: “Os meus dias passaram, e se malograram os meus propósitos, as aspirações do meu coração” (Jó 17:11). Para colocar um fim nesses projetos, Deus usa de vários meios: clima desfavorável, doença, falta de dinheiro, reprovações em exames… E isso é sempre angustiante. Porém, em vez de ficar magoados, ou insistir em nossos planos, perguntemos a Deus se eles realmente estão de acordo com a vontade dEle. Um espírito quebrantado tem aos olhos de Deus muito mais valor que navios partidos.

O último parágrafo nos traz de volta à corte de Israel. Ali vemos o novo rei, Acazias, servindo a Baal e se prostrando diante dele. Esse é o lamentável final do primeiro livro dos Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário