sexta-feira, 25 de julho de 2014

A DIFERENÇA ENTRE CRER E SABER

A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem
(Hebreus 11:1).

A DIFERENÇA ENTRE CRER E SABER

Ainda hoje consigo ouvir a voz do meu professor me perguntando: - Onde fica Nápoles? Respondi vacilante: - Creio que fica na Itália. – Crer é na igreja, aqui você tem de saber!; respondeu o professor.

Em um ponto ele não tinha razão: crer não é somente quando se está “na igreja”. O crente crê sempre e em todas as ocasiões. A fé que recebemos de Deus não é uma fé morta, que se limita às atividades religiosas. Ao contrário, é uma fé viva, um poder de grande dinamismo para todas as áreas da vida.

Mas meu professor me ensinou outra coisa. Ele queria me mostrar a diferença entre crer e saber. Ele percebeu que eu não estava seguro da minha resposta. Usamos a palavra “crer” com o sentido de “achar”, o que enfatiza nossa incerteza, e expressa dúvida.

No sentido bíblico, crer significa exatamente o contrário. Crer é saber com absoluta confiança, saber com plena certeza, triunfar sobre a dúvida. Por confiarmos em Deus sabemos com segurança que Ele faz o que diz e cumpre Suas promessas.

“Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra” (Jó 19:25).

“Não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia” (2 Timóteo 1:12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário