Lança o teu cuidado sobre o SENHOR, e ele te susterá; nunca permitirá que o justo seja abalado. Salmo 55: 22
Sentimos que parte do que nos é imposto é um fardo pesado. Gememos sob essas cargas (2 Coríntios 5: 2, 4). Mas quem os impôs a nós é o SENHOR (Jó 1: 21; 2: 10). Devemos lançar a preocupação associada a um fardo sobre Deus com confiança "porque ele tem cuidado de vós" (1 Pedro 5: 7).
Um fardo pode exceder nossas possibilidades e capacidades naturais (2 Coríntios 1: 8), mas Ele "dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor" (Isaías 40: 29). Então aprenderemos que a prova não é maior que a força, que está disponível para nós (1 Coríntios 10: 13).
Deus é "o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis" (1 Timóteo 4: 10). Ele vai nos salvar também. Deus nos prova, sim, Ele nos purifica. Ele pode colocar um fardo pesado sobre nós, mas Ele nos mantém vivos (leia: Salmo 66: 9 - 12).
Ele nunca permitirá que os justos vacilem. Nunca - que palavra! Porque Deus "de maneira alguma cochila nem dormita" (Salmo 121: 3, 4).
No Salmo 62, Davi vê Deus como sua rocha, como sua salvação e como seu baluarte. Mas Davi também conhece o poder, a astúcia e as mentiras de seus inimigos. Mas quando ele pensa no que Deus quer ser para ele, ele diz: "não serei muito abalado".
A quem se aplica essa grande promessa? De acordo com nosso verso de hoje, isso se aplica aos justos! No Antigo Testamento, valia para todos que viviam uma vida de fé temente a Deus. E também no Novo Testamento, existem aqueles que vivem pela fé (Romanos 1: 17; Gálatas 3: 11).
Vamos resumir:
- Devemos aceitar da mão do Senhor os fardos que nos são impostos e lançar o cuidado sobre Ele.
- O Senhor nos dará forças, nos manterá e guardará de ser abalados.