segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Agora, pois, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça; a ele, que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os santificados. Atos 20: 32


Paulo proclamou o evangelho por mais de 20 anos. Agora ele está em Éfeso para dizer adeus aos crentes de lá. Um momento triste! Em suas palavras de despedida, Paulo relembra os primeiros dias com os efésios. Naquela época, ele havia ensinado "publicamente e pelas casas" e testificou "tanto a judeus como a gregos o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo" (v. 20, 21).

Então o apóstolo vem falar do futuro. Ele vê tempos difíceis chegando aos fiéis: de fora, homens hostis entrariam e tentariam destruir; e de dentro se levantariam homens que semeiam discórdia e causam divisão.

A perspectiva é tenebrosa. Não seria melhor se Paulo ficasse com eles? Afinal, ele os ensinou, e através dele eles cresceram espiritualmente. Por que ele deveria deixar eles agora para os "lobos"? Mas Paulo os deixa e diz: "Agora, pois, encomendo-vos ao Senhor e à palavra da sua graça, que tem poder para vos edificar". O apóstolo deixa para trás os crentes com um tesouro; com a palavra de Deus. E esta é capaz de fortalecê-los em qualquer situação.

Deus usou alguém em sua vida, que não está mais aí? As circunstâncias mudaram e alguém em quem você confiava e se apoiava, se foi. Sim, há momentos em nossas vidas em que outros andam ao nosso lado; mas também tempos quando estamos sozinhos a caminho. E esses costumam ser os momentos mais difíceis da nossa vida!

Mas, na verdade, nunca estamos sozinhos! Porque ainda “a Palavra de Deus é viva e eficaz”, e Deus ainda é capaz de confortar, fortalecer e mudar-nos através da Sua Palavra (Hebreus 4: 12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário