domingo, 23 de fevereiro de 2020

Porei nele a minha confiança. Hebreus 2: 13


É uma palavra bonita e, acima de tudo, muito apropriada para os remidos. Porque a autoconfiança em vez da confiança em Deus ainda é um perigo para um cristão.

Mas o que é especial em nosso versículo hoje é que aqui uma citação do Antigo Testamento se refere ao Senhor Jesus, o Filho de Deus. O Senhor se tornou um homem tão real quanto nós, mas sem pecado, mesmo que Ele sempre tenha permanecido Deus ao mesmo tempo. Mistério inexplorável! É isso que a carta aos hebreus quer destacar: Cristo se tornou um homem verdadeiro. Como prova disso, é citada esta palavra de Isaías 8 ou Salmo 16.

E o milagre é: Cristo se humilhou tanto que voluntariamente se tornou dependente de Deus em tudo. Essa confiança e dependência foram postas à prova quando Deus O desamparou na cruz. Sabemos pelo Salmo Profético 22 que Cristo estava lá pensando nos pais que foram salvos porque confiavam em Deus, mas Ele mesmo teve que sofrer o juízo pelos nossos pecados nesses momentos. O Messias, por assim dizer, fala sobre si mesmo neste Salmo de que Ele esteve "lançado sobre Deus" desde o início de sua jornada terrena. No entanto, foi precisamente sua confiança em Deus que seus inimigos usaram como insulto a Ele, como relata Mateus (Salmo 22: 5, 6, 11; Mateus 27. 43, 44).

Mas o resultado de sua confiança é maravilhoso e nos dá coragem ao mesmo tempo. A confiança do Senhor foi confirmada, seu chamado atendido; a morte não era o fim; Ele "foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai" (Romanos 6: 4).

Assim, o Filho de Deus nos mostrou através de seu exemplo perfeito como o homem deve viver em dependência de Deus e em confiança nEle!

Nenhum comentário:

Postar um comentário