quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. 1 Coríntios 10: 31


Como sei a vontade de Deus para minha vida? Meu comportamento prático corresponde aos pensamentos de Deus? Essas são perguntas que mantêm o crente ocupado. Em 1 Coríntios 10: 23 - 33 o Apóstolo Paulo nos dá algumas referências que podem nos ajudar aqui.

1. O que pretendo fazer é permitido? Quando Paulo diz: "Todas as coisas me são lícitas", ele naturalmente exclui o que a Palavra de Deus proíbe expressamente. Se a Bíblia não aprova algo, não pode ser a vontade de Deus para mim.

2. A coisa é útil? “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm..” Se considerarmos isso, abster-nos-emos de fazer algo que por si só não é proibido.

3. É para edificação? “Todas [as coisas] são lícitas, mas nem todas edificam.” Tudo o que fazemos deve fazer evoluir a nós e aos outros espiritualmente. Portanto: Ninguém busque o seu próprio interesse, e sim o de outrem."

4. Neste ato, posso agir para a glória de Deus? “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.” Como filho de Deus, associo tudo o que faço ao nome de meu pai. Posso ser responsável pelo meu projeto também deste lado?

5. Minha ação é ofensiva a alguém? “Não vos torneis causa de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem tampouco para a igreja de Deus” Um comportamento que serve para glória de Deus não ofenderá ninguém. Como poderíamos fazer algo que pudesse fazer tropeçar um crente ou mesmo um estranho? "Portanto, vede prudentemente como andais, ... como sábios"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário