terça-feira, 24 de novembro de 2020

Esforçai-vos, todo o povo da terra, diz o SENHOR, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o SENHOR dos Exércitos, segundo a palavra que concertei convosco, quando saístes do Egito, e o meu Espírito habitava no meio de vós; não temais! Ageu 2: 4, 5

O que resta para a igreja hoje


Na época em que o templo em Jerusalém estava para ser reconstruído, muitos israelitas ficaram deprimidos porque não podiam restaurá-lo à sua glória original. Mas eles não deviam ficar desanimados, mas objetivamente ajudar a construir a casa de Deus.


Para encorajá-los, o Profeta Ageu aponta três fatos essenciais:


*  O próprio Deus estava com eles; Ele confessou-se a eles.

*  Sua palavra que Ele lhes havia dado continuou a valer com todas as suas promessas. 

*  Seu Espírito operou em seu meio para guiá-los.


Se quisermos aplicar isso aos crentes do tempo da graça, então podemos dizer: Assim como os primeiros cristãos, também nós podemos experimentar a presença do Senhor Jesus hoje quando estamos reunidos em seu nome. Em contraste com os primeiros cristãos, não temos mais apóstolos, mas temos a palavra de Deus completada. Suas preciosas promessas são tão válidas hoje como o foram nos primeiros dias do cristianismo.


Não temos mais as operações milagrosas do Espírito como tínhamos no início, mas o próprio Espírito Santo permanece conosco. E tudo o que o Senhor Jesus disse aos discípulos em seus discursos de despedida do “outro consolador” é uma de nossas bênçãos duradouras (Hebreus 2: 3, 4; João 14 - 16).


O Senhor também nos chama: fortalecei-vos e edificai a casa de Deus, a igreja do Deus vivo. As portas do Hades não prevalecerão contra ela. 


(Termina amanhã)

Nenhum comentário:

Postar um comentário