segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Ora, pois, trazei-me um tangedor. E sucedeu que, tangendo o tangedor, veio sobre ele a mão do SENHOR. 2 Reis 3: 15

Três reis vem ao profeta Eliseu. Ele ignora completamente um deles, o Rei de Edom. O outro, Jorão, o rei de Israel, Eliseu descarta duramente: “Que tenho eu contigo?” E o terceiro, Josafá, o rei de Judá, ele disciplina, mesmo que apenas indiretamente. E então o profeta exige um tocador de cordas. Uma cena estranha!


Eliseu não precisa de um tangedor para descobrir que a aliança desses três reis contra o rei de Moabe é errada, ou para condená-los e repreendê-los. Ele pode julgar isso claramente. Mas agora os três reis estão confundidos durante sua campanha, e uma visão clara e uma comunhão imperturbada com Deus são necessários para que Eliseu reconheça a vontade de Deus para esta situação específica.


Mas Eliseu está agitado com a visita dos reis e a situação ameaçadora dos exércitos aliados. Em sua agitação, ele não consegue reconhecer facilmente a vontade de Deus. Seus pensamentos devem abandonar os detalhes perturbadores e suas tristes causas e devem se voltar para Deus, sua graça e poder. Eliseu recebe ajuda de outra pessoa, um tangedor de cordas. Quando ele está tangendo, “a mão do Senhor desceu sobre Eliseu”, e Deus fala através dele palavras de misericórdia e graça.


Muitas vezes tenho poucos problemas para determinar e nomear o que está errado ou o que está correndo mal. Mas quantas vezes meus pensamentos estão muito perturbados, distraídos, impedidos de reconhecer a vontade de Deus para certa situação específica ou de me aproximar dele com louvor, gratidão e adoração. É precisamente então que o serviço de outro pode também me ajudar a libertar o meu pensamento para que acima de tudo eu possa ver o próprio Senhor, e não o que é errado e opressor, e que reconheça a sua orientação graciosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário