quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males … Mas tu ... foge destas coisas. 1 Timóteo 6: 10, 11

Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Mateus 16: 26


O Novo Testamento fala de um jovem muito rico e ao mesmo tempo de uma moralidade exemplar, que nem sempre se encontram juntos. O que ainda estava faltando? O fator decisivo: a vida eterna. Lá está ele diante daquele que pode dar vida: diante de Jesus, o Filho de Deus. O jovem só precisa dar um passo, mas não dá, mas vai embora triste (Mateus 19: 22).


Claro, não há nada de errado em ser rico por si mesmo. Existem duas coisas principais erradas aqui: Primeiro, se coloca a confiança nas riquezas, em vez de em Deus que as dá. Em segundo lugar, acredita-se que seja mais importante do que o fato de a alma ser salva para a eternidade - como este jovem.


Mas mesmo um cristão crente pode “calcular mal”. Ou seja, quando ele sabe que está seguro em Deus por toda a eternidade, mas antes de tudo, coloca sua confiança em seus bens terrenos e é guiado pelo amor ao dinheiro. Então, se ele ganha materialmente, ele está realmente perdendo espiritualmente em todos os níveis. Fé, esperança e amor, as grandes virtudes da fé cristã, todos os três perdem seu valor.


A fé então tem menos oportunidade de provar sua eficácia quando o dia seguinte parece completamente seguro. A esperança diminui, porque aqueles que se sentem completamente em casa na terra dificilmente aguardarão com expectativa a volta do Senhor Jesus. E, por fim, o amor também esfria, porque toda forma de amor ao dinheiro o torna egoísta.


Pensemos em Jesus Cristo “que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que, pela sua pobreza, enriquecêsseis”! (2 Coríntios 8: 9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário