quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra. 1 Reis 17: 7


Elias. Você pode explicar porque o ribeiro está secando? Deus não disse: "Beberás do ribeiro"? Deus não vai manter sua própria promessa até o fim? Ou você se enganou, Elias? Você mesmo não anunciou a seca? Ou o caminho escolhido foi um caminho próprio? Algo não pode estar certo - Elias, olha, o ribeiro está seco!

Elias tinha obedecido ao mandamento de Deus: "Vai-te daqui, ... e esconde-te junto ao ribeiro de Querite"; ele tinha a promessa de Deus: "beberás do ribeiro"; e ele experimentou a bênção de Deus por um tempo, porque "bebia do ribeiro" (vv. 3-6). Mas então o ribeiro secou.
Um intérprete escreve sobre essa experiência: “o doador é maior do que o seu dom, esta é a profunda lição do ribeiro que secou". Elias teve que aprender a desviar o olhar do dom de Deus e somente olhar para o doador, o Autor, olhar para o próprio Deus. E Deus não mostrou a Elias o caminho a seguir até que o ribeiro secasse, não antes. Primeiro, deve ter ficado muito claro a Elias que o dom é limitado, de modo que seu olhar ao doador seja livre novamente; só então Deus revela sua vontade a seguir.

O ribeiro seco na vida de Elias - quantos paralelos temos em nossas vidas! Estamos em um caminho que reconhecemos como a vontade de Deus, mas depois de um certo tempo há dificuldades: Perdemos nosso emprego, na família ocorre doença ou coisa pior, amigos se estranham - quanta coisa pode ocorrer! Mas o doador é maior que o dom.

Vamos também aprender esta lição de ribeiro seco para nossas vidas. Vamos confiar que Deus, como com Elias, tem nova palavra a seu tempo, também para nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário