terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Então, disse Natã a Davi: Tu és este homem!  2 Samuel 12: 7


Os rifles são inspecionados no campo de treinamento do exército. O sargento acaba de descobrir um que não está limpo - não está suficientemente limpo.

Já começa a berrar com o recruta: "Meu discurso novamente foi supérfluo. Nós chamamos isso de um rifle limpo? Volta, limpa, e rápido?" Poucos minutos depois, o mesmo recruta retorna - com um rifle limpo e brilhante. O sargento se dirige para ele: "Você quer me dizer que você limpou e poliu em tão pouco tempo seu rifle? Impossível!" O recruta balança a cabeça: "Não. Eu me enganei e peguei o rifle errado, este é meu". - "E quem é dono do outro, por favor?" pergunta o sargento. "Aquele é o seu rifle, sargento", foi a resposta.

Um pequeno episódio assim ou similar, que já aconteceu a cada um de nós. É um bom exemplo da verdade que muitas vezes esquecemos: vemos os pecados dos outros - e negligenciamos os nossos. E muitas vezes nós condenamos os outros precisamente no que nós mesmos devemos. Compreensível. Pois meu orgulho percebe seu orgulho muito mais claramente; e minha desonestidade se depara com sua desonestidade muito mais depressa.

Davi agiu da mesma maneira. Quando Natã contou-lhe a história do homem rico e da ovelha do pobre, Davi tinha uma forte percepção de que isso estava errado - mas ele ignorou seu próprio fracasso. Então Natã teve que dizer a ele: "Tu és o homem".

Nós percebemos tão facilmente quando alguém é culpado. Mas nos esquecemos da nossa própria culpa. E que precisamos de perdão - diante de Deus e às vezes também diante dos homens. Pois o que fizemos divide e afasta - e deve ser reconhecido e perdoado. Vamos aguçar nossa visão para nos enxergarmos a nós mesmos hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário