terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita. Tiago 1: 4


Muitas vezes não é fácil viver em um mundo hostil a Deus como cristãos para o Senhor Jesus. Constantemente, há tentações ou provações nas quais nossa fé é posta à prova. Mas quando passamos por essas provações com Deus, elas produzem perseverança (v. 2, 3).

Perseverar é necessário, e isto não só por curto tempo. Mas esta perseverança exige força espiritual. O apóstolo Paulo conhecia por experiência própria; e rogava intensamente pelos crentes em Colossos, para que fossem “corroborados com toda a fortaleza, segundo o poder da sua glória, para toda a perseverança e longanimidade com gozo (Colossenses 1: 11).

O poder de Deus é o que conta se não quisermos desanimar e desistir. Talvez as provações nos atinjam em rápida sucessão ou demorem muito. Colegas de trabalho ou de escola podem dificultar a vida do crente. E mesmo na família, lutas de fé podem ser travadas. Quanto precisamos de força para persistir até o fim.

Abiatar, o sacerdote do Senhor, passou muito tempo nas provações com Davi. Com que coragem ele passou para o lado de Davi, durante a perseguição de Saul. Mais tarde, quando o filho de Davi, Absalão, lançou mão da coroa real, também vemos Abiatar leal a Davi nesta provação. Salomão fala mais tarde de Abiatar: “porquanto participaste de todas as aflições de meu pai” (1 Samuel 22: 20 - 23; 2 Samuel 15: 14, 24; 1 Reis 2: 26).

Que persistência esse homem provou - por meses, anos! Mas finalmente chega uma última prova. E então Abiatar cai. Ele participa com Joabe na conspiração de Adonias. Ele esqueceu que Salomão é destinado por Deus a ser o sucessor de Davi? Quão triste, quão trágico termina a esperançosa história do sacerdote Abiatar: Ele é banido em sua propriedade e seu cargo de sumo sacerdote é dado a Zadoque (1 Reis 1: 27; 2: 26, 27, 36).

Nenhum comentário:

Postar um comentário