terça-feira, 5 de novembro de 2019

E, chegando eles a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as didracmas, e disseram: O vosso mestre não paga as didracmas? Disse ele: Sim. E, entrando em casa, Jesus se lhe antecipou, dizendo: Que te parece, Simão? Mateus 17: 24, 25


Dá-o por mim e por ti! (1)


Alguns milagres que Jesus Cristo realizou foram percebidos por muitas pessoas ao mesmo tempo; este, no entanto, é um milagre muito particular entre o Senhor e seu discípulo Pedro.

Os cobradores do imposto do templo procuram Pedro e perguntam: “O vosso mestre não paga as didracmas?” Naquela época, todo judeu adulto tinha que pagar um imposto para o templo de Jerusalém, que era uma dracma dupla. Provavelmente, esse imposto devia-se indiretamente às ordenanças do Antigo Testamento e, é claro, um judeu fiel os pagava (Êxodo 30: 11,16; Neemias 10: 32, 33).

Pedro responde: "Sim". Ele fala. sem pensar e sem perguntar, mas infelizmente precipitadamente. Talvez ele queira manter os problemas longe de seu mestre. Mas com sua resposta, ele reduz o Filho de Deus para o nível de um comum judeu cumpridor da lei. No entanto, pouco tempo antes, Pedro o confessou como "Cristo, o Filho do Deus vivo". Como isso se encaixa? Mateus 16: 16).

Então Pedro entra na casa e o Senhor pergunta e responde. Ele sabe o que foi dito, pois "de longe entendes o meu pensamento" e conhece nossas palavras antes de as pronunciarmos (Salmo 139: 2, 4). E assim também aqui: Jesus conhece a resposta de Pedro e corrige, mas então, em seu amor, Ele fará exatamente o que Pedro disse.

Talvez minha imagem sobre Jesus Cristo também não esteja clara? Falo sobre ele sem realmente conhecê-lo? Ele tem que me corrigir também?

Nenhum comentário:

Postar um comentário