quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra os tributos ou os impostos? Dos seus filhos ou dos alheios? Disse-lhe Pedro: Dos alheios. Disse-lhe Jesus: Logo, estão livres os filhos. Mas, para que os não escandalizemos... Mateus 17: 25-27


Dá-o por mim e por ti! (2)


Uma boa resposta: Os reis desta terra não taxam sua própria família, mas seus súditos e estranhos. "Portanto, os filhos são livres", diz Jesus.

Uma explicação fascinante: o templo era o templo de Deus; e Jesus Cristo era o Messias e o Filho de Deus. Ele próprio era o doador e destinatário da adoração judaica. Assim Ele expulsou em certa ocasião os vendedores de pombos e cambistas do templo. Ele disse: "Não façais da casa de meu Pai casa de vendas!" (João 2: 16). Como filho, Jesus não precisava pagar impostos! Mas sua resposta vai ainda mais longe, porque Ele fala de "filhos" no plural, conectando outros a si mesmo.

Mas esse não é o fim da correção. O Senhor Jesus continua: "Mas para que não os escandalizemos ..." Ele poderia ter insistido no seu direito de governar, mas não o queria. Ele renunciou ao seu direito para salvar homens, ajudá-los e servir! Ele não queria ser a causa de tumulto e irritação. Quem o considera revolucionário não o compreende completamente!

"O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida em resgate de muitos" (Mateus 20: 28).

Quão diferentes são os discípulos de Jesus. Eles perguntam: "Quem é o maior no Reino dos céus?" (Mateus 18: 1). A humildade não faz uma pergunta dessas - mas orgulho e soberba sim. Mas quantas vezes eu me pareço com os discípulos e me considero importante, importante demais, em vez de aprender humildade e devoção do Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário