quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Quem pode entender os próprios erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos! Salmos 19: 12


Com um estrondo assustador, a árvore mais bonita do jardim caíra em uma tempestade. Após a tempestade, Pedro saiu para ver o estrago. Ao olhar mais de perto o tronco da árvore, percebeu que a tempestade não tinha sido a única causa da queda: uma doença enfraqueceu o interior do tronco.

Depois, lembrou-se de que, aos dez anos de idade, ele havia removido uma parte da casca da árvore com uma enxada. Era uma pequena árvore naquela época. Ao longo dos anos, a água penetrou na área danificada e a doença teve acesso. A tronco começou a apodrecer de dentro para fora. Externamente, a árvore se desenvolveu bem, ela cresceu e parecia forte. Mas então chegou o dia em que o vento a derrubou por causa da deficiência oculta.

Até os cristãos podem entrar em colapso porque permitem pequenas "deficiências" em suas vidas. Maus hábitos podem esgotar nosso poder espiritual. O pecado que procuramos ocultar, leituras duvidosas ou uma consciência culpada contribuem para atenuar nossa resistência ao mal.

Quão necessário é que examinemos os cantos de nossos corações e sejamos limpos por Deus de pecados ocultos! Além disso, certas medidas preventivas são necessárias e úteis: oração, leitura da Bíblia, comunhão com o Senhor e com outros crentes. Quando a próxima tempestade chegar, seremos capazes de resistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário