sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Porém Jeosabeate ... tomou a Joás, … e tirou-o dentre os filhos do rei, a quem matavam, e o pôs com a sua ama na câmara dos leitos; assim, Jeosabeate, filha do rei Jeorão, mulher do sacerdote Joiada ... o escondeu de Atalia, de modo que o não matou. 2. Crônicas 22: 11


Joiada e Jeosabeate


O sacerdote Joiada já tem mais de 80 anos neste momento. Quão bem ele e sua esposa poderiam dizer: Isso é muito perigoso para nós, somos velhos demais para isso. Jovens devem fazer isso! Mas não, Jeosabeate resgata seu sobrinho Joás, que tem apenas um ano de idade, de diante da sua avó Atalia, que está matando todos os filhos reais. Ela o escondeu com a sua ama na câmara dos leitos e depois na casa de Deus. Porque Joiada é um sacerdote e mora no templo.

Seis anos depois, Joiada reúne os levitas de todo o Judá e lhes apresenta o filho do rei. E então ele planeja e organiza quem tem que proteger, quando e onde a Joás. Joás se torna rei e Joiada influencia ele, para que Deus possa recuperar seus direitos em Judá. Quando ele morre aos 130 anos, ele recebe um funeral real. É comovente quando diz: “porque tinha feito bem em Israel e para com Deus e a sua casa". Sim, Deus o honra por sua fidelidade! (Capítulos 24: 16).

Nem a todo mundo é dado ficar velho. Nem todo casal, se torna velho juntos. E muitas vezes a idade é caracterizada por desconforto físico e mental. Mas até hoje eles ainda existem: casais que "na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes, para anunciarem que o SENHOR é reto" (Salmo 92: 14, 15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário